Acompanhe aqui a rotina de nossa princesa Anna Helena.

sábado, 20 de outubro de 2012

11 meses!!!


Eu sei, eu sei, eu sei... faz muito tempo... mas o importante é que aqui estamos outra vez!!!
11 meses já se passaram do nascimento de nossa guerreira!!! 6 meses pós-cirúrgico!!! E estamos muito felizes, muito gratos a Deus pela bênção que é Anninha em nossas vidas... eu até tento não ser repetitiva, mas isso é fato e transborda de nossos corações.



São muitas as novidades desde a última postagem... Anninha está uma sapeca, com dois dentinhos inferiores e uma gengiva superior bem inchada, quase sentando sozinha (não vejo a hora disso acontecer...)... come sentada em seu cadeirão as papinhas de frutas com leite e de legumes com leite, bebe água e água de côco ainda na seringa pois não aceita copo com bico, nem canudo, nem mamadeira... fica muito mais tempo acordada brincando e balbuciando... molha o banheiro inteiro na hora do banho, batendo os bracinhos e as perninhas como ela faz na piscina nas sessões de hidroterapia... continua mamando no peito 2 vezes por dia... já consegue pegar um objeto uns 20 centímetros à sua frente se arrastando no tapete de EVA ou no bercinho, vira de barriga pra baixo e pra cima e pra baixo outra vez muitas vezes e super rápido... brinca segurando forte seus brinquedos e trocando de mão o tempo todo, até já começou a jogar no chão pra mamãe pegar... sorri o tempo todo e finalmente já está batendo palminhas quando cantamos "parabéns" pra ela.




Nesse período fez sua primeira viagem de carro, para um fim de semana prolongado curtindo o frio da serra paulista em Cunha. Foi delicioso passar uns dias de frio num chalé com lareira e ao lado dos cinco avós e dos tios Marina e Tobias. Depois dessa viagem de mais de 3 horas de carro, sem dar nenhum trabalho, já foi para Vinhedo e para Itu em outros dois finais de semana. Também já fez sua primeira viagem de avião, pois fomos a João Pessoa para os 90 anos da Bisa Kika e aproveitamos para apresentá-la ao restante da família, bisos, tios e tias, primos e primas e várias amiguinhas. Ficou encantada pela prima Bia (quem não fica????), se deram muito bem, desejo que sejam muito amigas! Anna viajou super tranquila tanto na ida como na volta, não reclamou de nada, e ainda adorou o calorzinho do nordeste.

Recebendo um beijo da prima Bia



Em relação à sua saúde está muito bem, agora apenas com 3 medicações que ela já toma sem reclamar (captopril, hidroclorotiazida e espironolactona) e algumas vitaminas e minerais. O pediatra, Dr. Zan, sempre parabeniza por sua saúde e seu desenvolvimento e se surpreende com as conquistas de Anninha. As cardiologistas, Dra. Patrícia e Dra. Lílian, estão acompanhando de perto seu crescimento e sua função cardíaca e estão felizes pelo resultado da cirurgia, mas não descartam alguma intervenção cirúrgica no futuro, pois como o cirurgião achou necessário deixar uma pequena CIA (comunicação inter-atrial), pode ser que precise reparar isso, mas se precisar será daqui alguns anos e teoricamente é um procedimento simples pois pode ser feito por cateterismo. O neurologista, Dr. Fernando, já fez o desmame do gardenal e está aguardando passar pelo menos um ano da cirurgia cardíaca para poder realizar um exame de imagem (ressonância magnética) para ter certeza que está tudo bem... essa demora se deve ao fato deste exame necessitar de anestesia e entubação e por toda a história de Anninha ele prefere dar um descanso pra ela... mas aproveito para contar que ele pediu uma tomografia de crânio (que pode ser feita com a criança apenas dormindo, mas não é o melhor exame para ver detalhes) e a partir deste exame soubemos que Anna tem uma malformação congênita de orelha interna do lado direito, isso significa que confirmamos a suspeita que já tínhamos que ela não ouve do lado direito, mas graças a Deus o lado esquerdo está com audição dentro da normalidade. É bom deixar claro que os médicos afirmam que esse problema não está relacionado com a Síndrome de Down, por esse motivo estamos ainda realizando vários outros exames... mas fica para um próximo post esclarecermos tudo sobre sua audição...




Anninha AMA receber visitas, há sempre alguém em casa visitando ela, sua agenda social é intensa e a lista de tios e tias tortos imensa... vai pro colo de todo mundo com seu sorrisão sempre no rosto, é super carinhosa, mas alertamos aqueles que não são carecas para terem muito cuidado, pois ela ADORA agarrar os cabelos de todos!!!

Beijos,
Fernanda (uma mãe feliz)