Pois é, retomo hoje as notícias pelo blog após vários dias...
Ainda estamos no hospital... e por aqui a vida é mesmo uma correria sem fim... não tive tempo pra nada nessas últimas semanas pois estava nos passinhos de Anninha para a retirada da sonda...
Sim, ela retirou a sonda HOJE!!!!! Estou tão feliz e vim aqui compartilhar com vocês. Tudo bem que é um teste, mas não é menos importante por isso... os médicos estavam num dilema de quando seria o melhor momento para tirar a sonda naso-gástrica e ver como ela ficaria comendo só por boca (leite no seio e papinha de fruta com colher), mas não achavam que seria antes da próxima semana... daí minha pequena resolveu, mais uma vez, arrancar a sonda após o banho... e então ELA decidiu o melhor momento, assim estamos aqui na maior expectativa para pesá-la amanhã e ver como ficou o seu peso nas primeiras 24horas e assim deixar mais um dia, e mais um, e finalmente poderemos voltar pra casa, já que é só isso que mantém Anna internada.
Os passos foram dados com muita cautela: primeiro Anna teve a dieta por sonda diminuída durante 3 horários do dia (a dieta no hospital é oferecida a cada 3 horas = 8 refeições por dia) e fomos tentando um complemento com leite na mamadeira (que ela nunca aceitou bem) ou a oferta do seio materno, como ela não perdeu peso com essas tentativas decidiram iniciar a papinha de fruta misturada ao leite como complemento, sendo oferecido na colher, mas ela precisava aceitar ao menos uns 30 ml... começou aceitando 5ml, depois 10ml... e após alguns dias ela resolveu aceitar os 30ml, daí foram aumentando a quantidade de vezes em que a papinha era oferecida até chegar ao ponto de comer por boca (seio ou colher) por 5 vezes ao dia e recebendo por sonda apenas por 3 vezes, então começamos a aumentar o volume oferecido e finalmente ontem ela aceitou entre 60 e 90ml nas dietas entre 9h e 18h. Foi uma alegria, ainda mais que em conversa com os médicos pedimos que pensasem na possibilidade de alta mesmo com sonda... eles ficaram de conversar entre eles para decidirem se é possível... estamos esperando uma coisa ou outra mas acreditamos que logo logo essa etapa "hospitalar" ficará só para ser contada na nossa história.
Eita, Anninha acordou... vou lá amamentá-la... em breve volto com novas e boas notícias, se Deus quiser!!!!
Boa noite a todos, obrigada pelo carinho de sempre!
Fernanda
primeiras tentativas - comendo com colher |
aguardando minha papinha |
sem sonda, carinha de sono, pronta pra dormir |