Acompanhe aqui a rotina de nossa princesa Anna Helena.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Faltam 3 dias...

Fizemos o exame de ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre no dia 12 de maio, com 12 semanas e 2 dias de gestação... esse exame analisa muitas coisas do bebê mas principalmente mede o tamanho da prega nucal (translucência nucal), que pode sugerir a presença de alguma alteração cromossômica caso o valor seja superior a 2,5 mm. O tamanho medido de nosso bebê foi de 3,2 mm, por isso fomos encaminhados para novos exames... Foi neste dia também que soubemos que teríamos muito provavelmente uma menininha e já explodimos de alegria!!!
No dia 09 de junho (16 semanas e 2 dias) realizamos a amniocentese para análise do cariótipo da nossa Anna Helena. Esse exame é muito aflitivo pois o médico punciona líquido amniótico com uma agulha inserida na barriga... eu nem queria fazer, pois o amor que já sentia pela minha filha não se alteraria se fosse confirmada ou descartada alguma anomalia genética, mas tanto a nossa obstetra quanto o papai Léo me convenceram que seria importante ter um diagnóstico definitivo a manter a expectativa até o nascimento da nossa filha. O resultado (trissomia do cromossomo 21 - Síndrome de Down) saiu no dia 24 de junho e recebemos da melhor forma possível, rodeados por nossos familiares... nossa Princesinha Especial estava a caminho!!!
Continuamos com todos os exames necessários e iniciamos a busca por informações a respeito da Sindrome de Down, indicação de geneticista, de pediatra especialista, da experiência vivida por outros pais... na primeira semana de agosto fizemos o primeiro Ecocardiograma Fetal que revelou uma alteração no desenvolvimento do coraçãozinho da nossa princesa (DSAV - defeito no septo átrio-ventricular, na forma total). Foi um susto imenso e motivo de muita preocupação, pois apesar de ser uma característica até esperada nos indivíduos com a Síndrome, é bem difícil saber que um filho terá que passar por uma cirurgia cardíaca ainda tão pequenino e indefeso... Mas como já disse, nossa fé em Deus nos mantém firmes acreditando que essa nossa missão é muito especial e abençoada e que vamos passar por todas as etapas necessárias com confiança e sairemos mais fortes disso tudo.
A única coisa que posso afirmar sem dúvidas é que só temos a agradecer a Deus... nossa Anna Helena e toda a missão que ela e nós teremos pela frente é, com certeza, um presente divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário